
Guimarães terá uma nova equipa a disputar as provas de futsal da Associação de Futebol de Braga. Os responsáveis do Futebol Clube Lokomotiv de Gondar, que constituíram a associação a 4 de outubro de 2022, decidiram inscrever a equipa nas provas federadas.
Pedro Cunha, presidente do clube, explicou como nasceu o projeto e a ideia de federar a equipa. “Em 2015, numa mera brincadeira, começamos a participar nos torneios da Minifootball Portugal, provas a nível nacional de futebol amador. Quando entramos a equipa não era competitiva, mas fomos melhorando ao longo dos anos e fomos conquistando trofeus. Aliás, fomos campeões nacionais e fomos vencedores da Taça do Minho em cinco ocasiões consecutivas”, começou por dizer.
“Em 2020 queríamos tornar o Lokomotiv como uma associação, mas veio a pandemia e não foi possível. Em 2021, como fiz parte de outra associação, gostei da experiência e da aventura, e pensei em avançar para as provas federadas. Constituímos a associação em 2022 e, em 2023, o sonho será cumprido e iremos participar nos campeonatos da AF Braga”, acrescentou.
Ainda sem sócios, Pedro Cunha acredita que os gondarenses vão apoiar o projeto. “Faremos uma apresentação da direção e do projeto e iremos fazer captação de sócios. Todos os gondarenses estão convidados a serem sócios”, apelou.
A participação nas provas federadas terá custos. Já com alguns patrocinadores, o responsável acredita que as empresas da região vão ajudar. “Já temos alguns apoios. Aliás, já temos dois gondarenses que vivem fora do país, mas que querem associar as respetivas empresas à nossa associação”, revelou, satisfeito pelo contributo dos dois empresários.
O local de jogos e treinos ainda não está definido, mas tudo indica que os jogos serão disputados em Ronfe, no Pavilhão Aurora Cunha.