
O Largo do Toural foi palco, ontem, da Gala do Desporto de Guimarães, num evento anual organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre.
Um evento que distinguiu os atletas, clubes e dirigentes que mais se destacaram ao longo do ano desportivo, numa cerimónia que contou com o concerto de Carolina de Deus.
A Gala reconheceu o mérito desportivo de quem leva o nome de Guimarães mais longe e promoveu os jovens talentos locais com a atribuição de bolsas de formação desportiva.
A Gala homenageou com o Prémio Carreira quatro nomes marcantes do desporto vimaranense: Dulce Félix, atleta olímpica de fundo; José Mendes, ciclista de elite; Manuel Freitas Mendes, atleta para olímpico, Vieirinha, jogador de futebol e antigo internacional português.
Com o Prémio Homenagem, foi distinguido Novais de Carvalho, pelo seu contributo de décadas à causa desportiva local.
Ana Rita Ribeiro, dirigente do futebol feminino do Vitória Sport Clube, recebeu o prémio de Dirigente Desportivo do Ano, enquanto a distinção de Projeto Desportivo do Ano foi atribuída à GTEAM, pelo trabalho de base e formação no feminino. O Prémio Desporto Adaptado foi para Nelson Silva, atleta que tem dado exemplo de superação e excelência.

Quanto aos talentos do presente e futuro, a Gala distinguiu Ailara Stadnyk como Jovem Revelação Feminina, Rodrigo Ribeiro como Jovem Revelação Masculina, Sara Ferreira como Atleta do Ano Feminina e Uisma Lima como Atleta do Ano Masculino.
Nelson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a importância do desporto como “escola de valores, de disciplina e de superação”. “Cada prémio entregue é um reconhecimento do esforço, mas também um incentivo à continuidade, à dedicação e ao orgulho de representar Guimarães”, acrescentou.