
Guimarães vai assumir, durante os próximos quatro anos, a presidência do Grupo Temático de Sustentabilidade Urbana do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.
A eleição, por unanimidade, decorreu no Centro Cultural Vila Flor, no âmbito da reunião do grupo e da apresentação pública do relatório “Planeamento do Espaço Público Urbano para a Melhoria da Saúde Humana e Ambiental”.
“É com orgulho e sentido de responsabilidade que assumimos a presidência deste grupo, um dos mais relevantes fóruns de cooperação entre municípios de Portugal e Espanha. São 41 municípios envolvidos e a eleição por unanimidade reforça a credibilidade do percurso que estamos, juntos, a construir”, assumiu Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
A liderança do grupo ficará a cargo do vereador do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Guimarães, Alberto Martins, que salientou o significado e a responsabilidade associados a esta escolha.
“Não podemos dissociar a nossa ação política do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Em ano de Capital Verde Europeia, assumir este grupo temático é motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade. Estou certo que estaremos à altura do novo desafio que Guimarães agora abraça”, destacou Alberto Martins
O anúncio da presidência de Guimarães do Grupo Temático de Sustentabilidade Urbana do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi feito na presença do Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, e de Francesc Cárdenas, diretor técnico de Ciência e Ecologia Urbana do Eixo Atlântico e autor do relatório apresentado. Para Xoán Mao, a escolha de Guimarães representa “um reconhecimento do trabalho feito pelo Município”, sublinhando que o Grupo Temático de Sustentabilidade Urbana é “um dos mais dinâmicos do Eixo Atlântico”.